Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ser super mãe é uma treta

Ser super mãe é uma treta

07
Mar18

Breve inquérito a mães normais (8)

Susana

Continuando os breves inquéritos a mães normais, desta vez trago-vos a minha amiga Ana Rute. Conhecem aquela teoria de que temos apenas seis pessoas a separar-nos de qualquer pessoa do mundo? Da Ana Rute, para qualquer lado que olhe tenho apenas uma pessoa a separar-me dela e a realidade é que não nos conhecemos pessoalmente. É verdade, conheço-a há imenso tempo, os nossos maridos conhecem-se, temos vários amigos em comum e ainda não tive a oportunidade de lhe dar um abraço, mais que não seja pela sensibilidade das palavras de tranquilidade que me envia nos momentos em que estou quase a arrancar os cabelos. A Ana Rute é mãe de quatro filhos e confessa que era a mãe perfeita antes de os ter. Deixo-vos as respostas e convido-vos a segui-la por aqui e por ali, garanto-vos que não vão dar o tempo como perdido.

 

Ana Rute Cavaco, 40 anos, mãe a tempo inteiro, quatro filhos, dois rapazes e duas raparigas, junto com o Tiago - marido - serve na Igreja da Lapa, em Lisboa.

 

Qual a coisa de que tens mais saudades de fazer desde que és mãe?

O que sinto mais saudades é a leveza de não ter responsabilidades de maior, de estar com tempo a fazer o que me apetecia sem ter sempre aquela voz a lembrar: tens gente que depende de

 

O que mudou em ti com a maternidade?

Mudou a forma como uso o tempo livre que tenho para mim, é pouco, mas tem a ver com a resposta anterior. Nunca mais fiz nada sem ter em mente que as minhas escolhas não me afectariam só a mim. A rigor, isso acontece toda a nossa vida, porque vivemos em sociedade, mas neste caso são pessoas que nasceram porque nós existimos também.

 

És a mãe que imaginaste?

Não sou a mãe que imaginava. Antes de ter filhos era a mãe perfeita (risos).

 

Que conselho darias a alguém que está a pensar em ser mãe?

Que aceite o dom da maternidade com gratidão e humildade. Nada se faz sem ajuda e sem um espírito pronto a mudar e a crescer. Nunca dizer nunca e seguir em frente.

Mais sobre mim

foto do autor

Instagram

Spotify

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D