Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ser super mãe é uma treta

Ser super mãe é uma treta

26
Mar18

Breve inquérito a mães normais (9)

Susana

Já vos tinha trazido as respostas da Diana e estavam em falta as respostas da Rita. A minha cabeça anda ao sabor das horas que durmo e ao mesmo tempo que pensava que tinha que pedir as respostas à Rita também me esquecia de o fazer. A Rita sabe bem o que é isto da privação do sono e, também por isso, resolveu com a Diana criar o Amãezónia, que é só a selva mais fixe onde se fala de maternidade sem paninhos quentes. A Rita é uma miúda selvagem que escreve maravilhosamente e que desenha ainda melhor. A selva não seria a mesma sem as ilustrações dela. Deixo-vos as respostas da Rita e se souberem o que é bom podem continuar a seguir o trabalho dela aqui.

 

Rita, sou designer e ilustradora, tenho 36 anos e uma filha com 5 anos

 

Qual a coisa de que tens mais saudades de fazer desde que és mãe?

Tenho saudades de ter muito tempo livre. Não falo do tempo para procrastinar mas do tempo para fazer coisas de que gosto realmente, extra trabalho: sair de noite, ir ver um concerto sem ter de pedir a alguém que fique com a minha filha, ir ao cinema de repente, só porque sim, ir à praia sem hora de regresso para jantar porque se passar das 20h e não houver nada preparado vem birra na certa.

 

O que mudou em ti com a maternidade?

A criança nasce e quando no hospital nos perguntam se temos o ovinho para a levar para casa, é o momento-chave em que percebemos que a criança e o ovinho, a partir de agora, vão estar sempre mas sempre connosco. Nesse momento cresci porque as responsabilidades nunca mais me largaram. 

Depois vai variando de dia para dia: chega o dia em que conheces o verdadeiro orgulho por algo que a tua filha fez, chega a hora em que te deparas com a verdadeira frustração por algo que a tua filha não fez, enfim, parece-me que todas as emoções sofreram um aumento significativo de intensidade desde que ela nasceu. E nunca mais consegui viajar com uma mochila pequena.

 

És a mãe que imaginaste?

Nada. Sempre fui ingénua em relação ao assunto e também nunca fiz grandes expectativas. Achava que ia ser uma coisa muito natural e fácil, mas só uma ingénua pode pensar assim, não é? ahahaha De repente, zás, uma chapada de realidade. 

 

Que conselho darias a alguém que está a pensar em ser mãe?

Ora bem, 3 dicas para quem nunca foi mãe e está a fazer planos: 

1 - Pensem se é mesmo isso que querem antes. Depois o bebé vem mesmo para nossa casa. E chora. E não se pode devolver. ahahah

2 - A minha bebé não dormia. Eu não sabia nada de bebés que não dormem. Informem-se sobre todas as possibilidades reais no Amãezónia e aqui no Ser Super Mãe é Uma Treta.

3 - Esquece a quantidade incrível de opiniões que as outras pessoas dão sobre como cuidar do bebé. O que é melhor para algumas pessoas simplesmente não dá para nós. Sim, eles vão continuar a achar que estás a fazer tudo mal, não te importes.

 

Sigam o Ser Super Mãe é Uma Treta também no Facebook.

Mais sobre mim

foto do autor

Instagram

Spotify

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D